Menu Content/Inhalt
Início arrow Você Sabia? arrow A Receita oficial do chá das cinco
A Receita oficial do chá das cinco PDF Print E-mail
 

(Se Não For Assim Não é o Legítimo)

 

Qual é o melhor jeito de preparar um chá? Certamente existem muitas respostas para essa simples pergunta. Apenas uma, porém, é o padrão oficial, definido pelo Instituto Britânico de Pesos e Medidas. O órgão estabeleceu o "Método para Preparo de uma Infusão de Chá para Uso em Testes Gustativos", conhecido no país pelo código BS 6008 (sigla para todos os "British Standards"). Desde 1980, a norma permanece inalterada. Resumidamente, ela estabelece que, para fazer a bebida, você deve usar 2 gramas (mais ou menos 2%) de chá e 1,75 mililitro de leite para cada 100 mililitros de água. Primeiro, ponha a água na chaleira, cuidando para deixar de 4 a 6 milímetros de espaço entre a superfície da água e a tampa. Quando ferver, jogue o chá dentro e deixe cozinhar, com a tampa fechada, por exatos 6 minutos. A xícara deve ser previamente aquecida e o leite precisa ser colocado por cima da infusão já pronta.


  • O pesquisador Andrew Stapley, da Universidade de Loughborough, discorda desta última parte da explicação. Depois de três anos ministrando aulas e conferências sobre essa verdadeira instituição britânica, ele chegou à conclusão de que o gosto fica melhor se o leite for colocado antes.


  • Se o escritor George Orwell estivesse vivo, certamente seria uma das vozes a se levantar contra a iniciativa. Durante sua vida ele cultivou três ódios: ao fascismo, ao totalitarismo político e a pessoas que colocavam leite na xícara antes do chá.