Menu Content/Inhalt
Início arrow Dicas da Nutricionista arrow DOENÇA DE CROHN
DOENÇA DE CROHN PDF Print E-mail

Doença de Crohn. O que devemos saber sobre ela?


Doença de Crohn. O que devemos saber sobre ela?

O que é a doença de Crohn?

A doença de Crohn é uma doença inflamatória crônica do intestino. Ela acomete geralmente o íleo1 e o cólon2, embora possa afetar qualquer outra parte do intestino.

Muitos autores consideram que a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa sejam manifestações diferentes de uma mesma patologia subjacente.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

As pessoas acometidas por esta condição apresentam granulomas nas paredes intestinais intercalados por áreas normais, que cursa com períodos de remissão sintomática e outros de agravamento. Na maioria dos casos, a doença de Crohn é de intensidade moderada e se torna bem controlada pela medicação, tornando possível uma vida razoavelmente normal para seu portador. No entanto, pode também ser muito debilitante para alguns pacientes sem, contudo, provocar a morte.

Quais são as causas da doença de Crohn?

A causa da doença de Crohn ainda não é totalmente conhecida, mas há certos indícios de que seja uma doença imunológica em interação com fatores ambientais, os quais podem ser provavelmente um vírus3 ou uma bactéria4, mas essa teoria ainda não tem uma confirmação definitiva.

Apesar de ser possivelmente desencadeada por um agente infeccioso, a doença ocorre por um desequilíbrio das defesas do indivíduo devido a fatores gênicos. Em pessoas sem essa susceptibilidade genética, esses microrganismos nunca causariam a doença por si mesmos.

Quais são os sintomas5 da doença de Crohn?

A doença cursa com períodos de remissão sintomática e outros de agravamento. Os sintomas5 mais comuns da doença de Crohn são:

  • Dor abdominal
  • Diarreia6
  • Perda de peso
  • Febre7 moderada
  • Sensação de distensão abdominal
  • Perda de apetite e de peso
  • Em alguns casos pode haver aftas e eliminação de sangue8 pelo intestino

Quais são as complicações que podem ocorrer em portadores da doença de Crohn?

Com a repetição das crises, podem ocorrer complicações. As mais comuns são:

  • Abscessos
  • Fístulas
  • Obstruções intestinais
  • Perfurações intestinais

O curso da doença é muito variável e depende de fatores ativadores: algumas pessoas têm a doença e não manifestam sintomas5; outras os manifestam uma só vez na vida etc.

Como o médico diagnostica a doença de Crohn?

O médico vale-se da historia clínica e do exame físico (pouco conclusivos) e os complementa com testes laboratoriais de sangue8, tomografia computadorizada, colonoscopia9 e biópsia10.

Qual é o tratamento da doença de Crohn?

Não há uma cura radical da doença. Os tratamentos visam reduzir a inflamação11 no intestino, fazer correções nutricionais e aliviar os sintomas5. Para isso, são usados medicamentos imunossupressores como salicilatos ou corticoides.

Os portadores da doença devem evitar comidas apimentadas, lactose, chocolate, álcool e café. Já o consumo de carboidratos, de mais fácil digestão12, deve ser estimulado. Em casos mais severos ou complicados, uma cirurgia que retire as partes muito afetadas do intestino pode ser necessária.

ABC.MED.BR, 2012. Doença de Crohn. O que devemos saber sobre ela?. Disponível em: <http://www.abc.med.br/p/261390/doenca+de+crohn+o+que+devemos+saber+sobre+ela.htm>. Acesso em: 2 mar. 2012.