Menu Content/Inhalt
Início arrow Nossos Serviços arrow CEIÇA NA TV EDUCATIVA
CEIÇA NA TV EDUCATIVA PDF Print E-mail

VEJA AS RECEITAS EXIBIDAS NA TV EDUCATIVA DIA 21-07-09

NO PROGRAMA TEMPO DE VIVER

receitas corrigidas 23-07-09

RECEITA DA GELÉIA DA ENTRECASCA DO MARACUJÁ

INGREDIENTES:

- 5 maracujás inteiros

- 1/2 xícara de açúcar cristal (calda de açúcar em ponto de fio)

- 1/2 xícara de suco puro de maracujá com 3 colheres de sopa de açúcar cristal

MODO DE FAZER:

- Primeiro higienize os maracujás inteiros em água corrente, depois corte ao meio e retire a polpa e reserve. Tire as fibras e despreze, cozinhe as cascas apenas com água. Depois de cozida, escorra a água e despreze, retire a entrecasca e liquidifique com 1 xícara de água e reserve. A parte misture o suco puro de maracujá com 3  colheres de sopa de açúcar cristal e reserve, a parte prepare a calda de açúcar em ponto de fio, leve a entrecasca do maracujá já liquidificado ao fogo até soltar do fundo da panela, adicione a calda em ponto de fio e continue mexendo, depois adicione o suco adoçado e mexa mais uns 2 minutos e desligue o fogo.

RECEITA DA GELÉIA DE TALO DE BETERRABA

INGREDIENTES:

- 2 xícaras de talos de beterraba picados (e retirado as fibras, levemente descascados)

- 1 litro de água

- 1/2 xícara de açúcar cristal

- 1 envelope de gelatina sem sabor 24g (dissolvida em 10 colheres de água fria)

- suco de 3 limões (ou a gosto)

MODO DE FAZER:

- Primeiro higienize os talos e retire as fibras, liquidifique com 1 litro de água e coe (o resíduo pode ser usado para bolos, doces ou cocadas).

- Após liquidificar as 2 xícaras de chá bem cheias de talos de beterraba picados com 1 litro de água, coe e reserve o resíduo para fazer a cocada. 

- Ao levar ao fogo o suco coado com o açúcar (que pode ser a gosto, ou 1/2 xícara de açúcar cristal ou 5 colheres de sopa de adoçante culinário, lembrando que o talo da beterraba já é adocicado), então é que adicionará o suco de limão a gosto (Vá adicionando aos poucos conforme agrade seu paladar) e a gelatina sem sabor já dissolvida (1 envelope de 24g em 10 colheres de água fria).
- Depois deixe ferver e mexendo quando necessário até alcançar o ponto de geléia (geleificação), ainda ficará um ponto mole(mais líquida), após esfriar é que ficará como geléia mesmo.


 COCADA DE TALO DE BETERRABA.
INGREDIENTES:
- Usar todo o resíduo de talos de beterraba
- suco de 3 limões (ou a gosto)
- 1/2 xícara de chá de açúcar cristal
- 1/2 lata de leite condensado
- 2 xícaras de chá de coco ralado
- 1 colher de sopa de margarina culinária
MODO DE FAZER:
leve ao fogo o resíduo com açúcar, suco de limão a gosto e o coco e deixe ferver até soltar do fundo da panela, adicione 1 colher de sopa de margarina e o leite condensado e mexa mais um pouco até soltar novamente do fundo da panela.
OBS.: Pode adicionar depois de pronta 1/2 xícara de chá de talos de beterraba bem picadinhos. (quanto mais finos melhor)