Menu Content/Inhalt
Início arrow Dicas da Nutricionista arrow Suplementos dietéticos e ervas
Suplementos dietéticos e ervas PDF Print E-mail

Esses tratamentos utilizam ingredientes encontrados na natureza. Alguns exemplos de ervas são ginseng, ginkgo e echinacea. Outros suplementos dietéticos incluem selenium, glucosamina e SAMe.

Os tratamentos à base de ervas são utilizados há milhares de anos. Muitos dos remédios convencionais de hoje começaram como medicinas populares, incluindo a digoxina, que trata a insuficiência cardíaca congestiva, e quinino, que trata a malária. Muita gente acredita na medicina à base de ervas devido a sua longa história e muitos gostam de usar produtos "naturais". Porém, lembre-se que “natural” não significa que as ervas não podem prejudicar você.

O tratamento com plantas medicinais pode se dar por meio de:

  • Chás: feitos com água fervente despejada em ervas frescas ou secas.
  • Líquidos: ervas fervidas em água, utilizado para fazer óleos e xaropes.
  • Sólidos: como pós, tabletes ou cápsulas.

As razões para se tomar ervas e suplementos são diversas. Uns tomam echinacea para gripe ou resfriado. A echinacea e goldenseal são duas raízes chinesas muito populares e eficientes para aumentar as defesas do organismo. Também podemos tomar ginseng para aumentar a energia e a estamina, que reduz o estresse e combate os efeitos do envelhecimento, como a perda de memória. Os tratamentos à base de ervas não são regularizados como os outros medicamentos, pois existem evidência de que esses remédios podem realmente ajudar.

Se você decidir tomar uma erva, leia o rótulo com cuidado e siga todas as instruções. Alguns suplementos à base de ervas contêm ingredientes que não se misturam bem com os remédios prescritos ou com remédios de venda livre. Outros podem aumentar o risco de sangramento durante uma cirurgia. Fique atento ao que está tomando e fale sempre com seu médico.

Editora responsável: Dra. Elisabete Almeida - This email address is being protected from spam bots, you need Javascript enabled to view it