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Dá pra viver bem sem comer carne? PDF Print E-mail

Dá pra viver bem sem comer carne?

Claro que sim, mas o menu verde não pode ser muito radical. O vegetariano precisa ficar atento aos nutrientes que compõem seu prato.

"Para ser uma pessoa realmente saudável é preciso que sua dieta seja muito variada, é necessário ainda que esteja presente todos os tipos de nutrientes provenientes de frutas, verduras, carne e outros alimentos de origem animal" diz a nutricionista Kassyanna Hamester Curitiba. Quando se é vegetariano radical, ou seja, sem inclusão de nenhum alimento de origem animal pode ocorrer deficiência de vitaminas.

Logo abaixo veja quais alimentos não podem faltar:

 

A falta que ela faz

Menu verde é fraco em 4 nutrientes

Elemento em falta – Ferro: Falta de ferro gera anemia. E a maior fonte de ferro são as carnes. O ferro de origem vegetal, presente no feijão e grãos integrais, tem absorção mais baixa. Solução vegetariana - Aumentar a absorção de ferro, combinando alimentos que contenham vitamina C.

Elemento em falta - Vitamina B12 - Carnes, ovos e leite têm boas reservas dessa substância, essencial para a manutenção das células nervosas.

Solução vegetariana - Ovolactos e lactovegetarianos devem comer ovos e leite. Vegans precisam tomar suplementos de vitamina B12. Elemento em falta – Cálcio - Quem não ingere leite e derivados sofre com a ausência desse mineral essencial para evitar osteoporose. O cálcio presente em vegetais como brócolis e grão-de-bico é menos absorvível. Solução vegetariana - Tomar ao menos 3 copos de leite por dia.

Elemento em falta – Proteínas - Carnes, leite e ovos têm proteínas mais completas e de fácil absorção. As proteínas vegetais não são tão completas e abundantes como as da carne. Solução vegetariana - Comer muita soja, único vegetal que supre 100% das necessidades protéicas.