Menu Content/Inhalt
Início arrow Alimentos & Ervas arrow LECITINA DE SOJA
LECITINA DE SOJA PDF Print E-mail
O que é Lecitina de Soja

Suplemento alimentar rico em fosfolipídeos, que auxilia na manutenção do funcionamento das células nervosas, beneficiando a memória. Além desta função a lecitina de soja funciona como um emulsificador lipolítico.

A Lecitina de Soja é um subproduto da soja (Glycine max (L.) Merr) obtida a partir de técnicas de processamento.


Lecitina de Soja nos Alimentos

A lecitina é um grupo de fosfolipídeos ocorrendo naturalmente e que é encontrada em quase toda célula viva. Embora a palavra lecitina seja derivada do grego "lekithos", que significa "gema de ovo", a principal fonte comercial de lecitina como ingrediente alimentar vem da soja. Há muito tempo a indústria alimentícia reconhece a lecitina como um emulsificador lipofílico, usado em produtos como margarina e chocolate. Mas a lecitina pode ser muito mais que isso.


Forma de processamento da Lecitina de Soja

A lecitina é uma combinação de fosfolipídeos que ocorrem naturalmente nos grãos de soja. Gomas de lecitina são obtidas do óleo de soja após a extração do óleo dos flocos de soja. A lecitina é removida do óleo de soja por um processo de precipitação de vapor. Nesse estágio, as gomas contêm cerca de 25% de umidade. Cerca de 50% de fosfolipídeos e 25% de óleo de soja. As gomas são secas em vácuo até cerca de 65% do teor de fosfolipídeos.


Indicações de uso da Lecitina de Soja

A Lecitina de Soja é indicada como auxiliar na manutenção da células nervosas.

A Lecitina de Soja por ser um emulsificador lipolítico é indicada para pessoas com problemas de colesterol alto.


Contra-indicações do uso de Lecitina de Soja

Mesmo sendo um produto natural não deve ser consumida por crianças, entretanto não foram encontradas em registro de literatura quaisquer contra-indicações.
Lecitina de Soja
A Lecitina de Soja é um suplemento alimentar rico em fosfolipídeos, que auxilia na manutenção do funcionamento das células nervosas, beneficiando a memória.