Menu Content/Inhalt
SENE PDF Print E-mail
Histórico do Sene

O Sene é conhecido também pelo seu nome científico de Cassia angustifolia Vahl. Pertence a família Leguminosae. Os folídeos são a parte utilizada para fins fitoterápicos, eles apresentam odor fraco, entretanto característico e sabor mucilaginoso e amargo.

O Sene, é uma planta originária da Índia e Somália, cujo sua introdução na fitoterapia foi feita por médicos árabes no século IX.

É um dos fármacos mais conceituados como purgativo, por não provocar inflamações secundárias muito comuns quando se utilizam purgativos drásticos. É uma planta típica de regiões tropicais, que espontaneamente vegeta melhor em locais montanhosos e menos nas proximidades de grandes rios.


Composição do Sene

O Sene é composto por substâncias antraquinônicos livres e combinados: crisofanol, aloe-emodina, antranol, reina, reina-8-glicosídeos, reina diglicosídeo, reina antrona-8-glicosídeo.

Além destas substâncias citadas acima o sene ainda apresenta mucilagens, resinas, flavonnóides como o campferol, gliosídeos naftalênicos, pinitol, açúcares redutores.


Indicações do uso do Sene

O Sene tem ação purgativa, laxativa e catárquica. É indicado na constipação por inércia intestinal e em condições que exigem facilidade de defecação como fissuras e hemorróidas.

O efeito do Sene é obtido algumas horas após a sua administração oral, pois ocorre a liberação dos heterosídeos no intestino grosso. Neste local, pela ação enzimática da flora bacteriana, ocorrerá hidrólise, com consequente liberação das aglicanas. Estas que irão atuar obre a mucosa, aumentando o peristaltismo.

A histamina estimula a motilidade intestinal e em estudos recentes tem-se mostrado que o Sene estimula a sua biossíntese.


Contra-indicações do uso do Sene

Gravidez, aleitamento, enterite, apendicite, cistite, obstrução intestinal e dores. Não é recomendado para crianças.
Sene
A Sene atua no sistema digestivo como laxante na prisão de ventre, regulando o funcionamento do aparelho excretor. Também auxilia nos processos de eliminação de toxinas intestinais e no emagrecimento. Usado em concentração maior á recomendada, funciona como purgante.