Menu Content/Inhalt
BERINJELA PDF Print E-mail
Histórico da Berinjela

A Berinjela é fruto originária da Índia, sendo própria dos climas quentes e temperados e de solos areno-argilosos, bem drenados e de média e fraca acidez. Pertencente a família das solonáceas, a berinjela recebe o nome científico de Solanum melongena, também sendo conhecida por seus sinônimos: brinjela, berengens, macumba, tongu. A berinjela é um fruto que apresenta pouquíssimas calorias, embora poporcione uma grande sensação de saciedade, devido a sua composição riquíssima em fibras, principalmente a pectina.

A Berinjela pode ser colhida entre 90 e 100 dias da semeadura. Adapta-se a vasos e canteiros e associa-se bem com a vagem e o feijão.

Notou-se que nos climas muito quentes a berinjela pode produzir efeitos tóxicos, quando os que a ingerem como alimento ficam expostos ao sol. Esse dado não tem origem científica, mas baseia-se na observação leiga.


Indicações da Berinjela

É um alimento com propriedades funcionais e de saúde, pois protege as funções hepáticas aumentando a produção dos sais biliares. Facilita a contração da vesícula biliar, possui ação laxante e diurética fraca, ajudando a regular a pressão arterial. É digestiva e, devido ao conteúdo de fibras presentes, auxilia na redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos.

A Berinjela é rica em uma fibra solúvel denominada pectina que por sua vez é ela quem auxilia na redução dos níveis do colesterol. A pectina presente na berinjela forma uma espécie de um gel que ajuda a reter moléculas de carboidratos simples (açúcares), por isto a ingestão de berinjela tem sido recomendada por nutricionistas a fim de diminuir o índice glicêmico.


Contra-indicações do uso da Berinjela

Não são descritas contra-indicações em literatura.
Beringela
A Berinjela é um dos membros da família Solanaceae, com frutos brancos ou pretos de forma oval ou elíptica e folhas verde-púrpura a roxo. A parte comestível são os frutos. Originária da Índia, atualmente é plantada em todo o mundo.