Menu Content/Inhalt
Início arrow Dicas da Nutricionista arrow CAFÉ - REGRAS PARA O PREPARO
CAFÉ - REGRAS PARA O PREPARO PDF Print E-mail

CAFÉ . REGRAS PARA O PREPARO 

          Preparar um café não é uma tarefa sem qualquer ciência ou regra. "O ideal é preparar apenas para o consumo imediato e não deixar a água ferver. Outra dica é usar água filtrada para não alterar o sabor", diz Eliane Relvas. Quem usa coador de pano não pode descuidar da limpeza, que deve ser feita com água e não com detergentes ou alvejantes.

           Na hora de armazenar, use garrafas térmicas de qualidade e nunca adoce a bebida para não correr o risco de criar uma crosta de açúcar. Também não adianta chutar a quantidade de pó na hora de passar o cafezinho. Em geral, usa-se de 80g a 100g de pó para cada litro de água. Outro erro comum e que altera o sabor do líquido é o tempo de contato entre a água e o pó. As moagens mais finas devem ter pouco contato, no máximo quatro minutos. Os de moagem média pedem de quatro a seis minutos e, os de moagem grossa, de seis a nove minutos.  

Como preparar café com filtro de papel

          Para fazer um cafezinho bem gostoso com o filtro de papel você tem que prestar atenção na moagem do grão. O ideal é que seja média ou fina e que se use de cinco a seis colheres de sopa de pó para cada litro de água quente. O pó deve ser espalhado uniformemente pelo coador e não precisa ser prensado. A regrinha básica é que quanto mais devagar você despejar a água, mais escuro fica o seu café.  

Como preparar café expresso

          Um bom cafezinho expresso tem os grãos moídos na hora do preparo. A máquina especial para produzi-lo deve fazer pressão de 9 atmosferas (atm) e alcançar a temperatura de 90º C, num tempo que varia de 25 a 30 segundos. Isso faz com que 7g de pó sejam suficientes para 50ml de água. Tudo isso ajustado garante aroma, sabor e um delicioso creme na cor avelã.  

Creme de la creme

          Um café expresso bem tirado forma um creme que mantém a temperatura e preserva o aroma da bebida. Esse delicioso creminho adere à xícara e, quando não é formado, demonstra que o seu café foi mal preparado.