Menu Content/Inhalt
Início arrow Dicas da Nutricionista arrow CAFÉ E SUAS PROPRIEDADES
CAFÉ E SUAS PROPRIEDADES PDF Print E-mail

CAFÉ E SUAS PROPRIEDADES 

          O café não é composto apenas por cafeína. Apesar de esta ser a substância mais associada à bebida, ela é responsável por apenas 2,5% do cafezinho, deixando espaço para diversas outras substâncias. O grão verde contém potássio, magnésio, cálcio, sódio, ferro, manganês, rubídio, zinco, cobre, e mais outros 36 elementos.

A ação da cafeína

          A cafeína pode amenizar os efeitos da adenosina, responsável pelo sono, e age inibindo o sistema límbico, que impulsiona o desejo excessivo de auto-gratificação responsável pela insatisfação e depressão. Ao agir dessa maneira, diminui o consumo de drogas como nicotina, álcool e mesmo as ilegais. Esses efeitos podem ser sentidos por pessoas que consomem regularmente até quatro xícaras diárias de café. "Pela manhã, o café ajuda a espantar o sono. Ele é uma bebida diurna e ainda ajuda na concentração", diz o pesquisador da UFRJ e especialista em café, Darcy Lima.

          Para quem tem medo e acha que a cafeína vicia, um esclarecimento: isso não é verdade! "O café é uma bebida milenar que começou com os árabes no século VII. Durante muitos anos ele foi visto como uma bebida pagã e apenas em 1607, o papa Clemente VIII a abençoou e fez com que seu consumo crescesse no ocidente. O mito do vício começa na história do café, mas não há pesquisas que indiquem que ele vicia ou que cause incômodos sociais ou psicológicos a ninguém", diz Darcy Lima.  

Café previne doenças

          A história de que um cafezinho faz bem à saúde é verdadeira. Estudos científicos sugerem que o consumo diário de até seis xícaras pode prevenir o surgimento do diabetes tipo II, devido aos ácidos clorogênicos, seus metabólitos, ou a seus minerais. Outra doença que pode ser afastada com o consumo da bebida,é o câncer de cólon e próstata, contrariando suspeitas de que o cafezinho seria cancerígeno. Por conter antioxidantes que melhoram o sistema cardiovascular, também é apontado como um protetor do coração. Apesar de todos os benefícios, ele não pode ser ingerido em excesso. "Há estudos que associam o alto consumo de café com a osteoporose. Pessoas que têm gastrite, são hipertensas, sofrem de arritmia ou insônia também devem controlar as xícaras de café", diz Darcy Lima.