Menu Content/Inhalt
Início arrow Dicas de Economia arrow ALERTA PARA ECONOMIA DE ÁGUA
ALERTA PARA ECONOMIA DE ÁGUA PDF Print E-mail
Sanepar pede que população continue a economizar água - 08/08/2006 16:14:38  A Sanepar apela para que todos os moradores de Curitiba e da Região Metropolitana continuem economizando água, mesmo nos dias em que não estão incluídos no rodízio do abastecimento. “Estamos enfrentando uma séria crise, provocada pela natureza. Enquanto não chover em quantidade significativa, todos precisando reduzir o consumo de água tratada”, enfatiza a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa.Ela recomenda que as atividades não-urgentes sejam adiadas. Carro, cortinas, cobertores, edredons e tapetes, não devem ser lavados agora. As calçadas devem ser limpas com um pano, utilizando a água usada para lavar roupa. A água usada no tanque ou lavadora também serve para limpar banheiros e pisos. O tempo no banho precisa ser reduzido. “É inconcebível ficar com o chuveiro aberto por mais que 8 minutos. Deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes ou lava a louça é desperdiçar um produto escasso”, diz Maria Arlete.Rodízio – O reflexo mais direto da estiagem, que perdura há meses em Curitiba e Região Metropolitana, está sendo percebido nesta terça-feira por cerca das 352 mil pessoas incluídas no Grupo 5 do rodízio no fornecimento de água. Às 14h foram fechados os registros que bombeiam água para parte dos bairros Cajuru e Uberaba, em Curitiba e para parte dos municípios de Pinhais, Piraquara e São José dos Pinhais.Nesta quarta-feira, também às 14h, entra em operação o rodízio para o Grupo 6, formado por parte dos municípios de Campina Grande do Sul, de Colombo e Quatro Barras. Em Curitiba, serão afetados parcialmente os bairros Alto Boqueirão, Atuba, Bacacheri, Boqueirão, Capão da Imbuia, Ganchinho, Hauer, Jardim Social, Pinheirinho, e Tarumã. Integralmente, ficarão sem água Bairro Alto e Xaxim. ESTE AVISO É DO DIA 08/08/2006 NÃO DESPERDICE! A ECONOMIA DE HOJE É NOSSA RESERVA DE AMANHÃ! VEJA O QUE PODEMOS FAZER PARA SALVAR NOSSO PLANETA:

BOX – Como utilizar a água racionalmente
 ·        Um banho de 15 minutos exige 105 litros de água. Reduza o tempo para 10 minutos, e o consumo cai para 70 litros.·        Cada vez que você lava as mãos com a torneira aberta o tempo todo, são gastos 7 litros de água.·        Enquanto faz a barba, com a torneira aberta, um homem gasta 65 litros de água. ·        Feche a torneira enquanto faz a barba, e só volte a usar água para enxaguar. Com a torneira fechada o consumo será inferior a um litro.·        Para escovar os dentes é necessário apenas um copo de água, mas as pessoas que não fecham a torneira durante a escovação gastam 10 litros.·        A válvula de descarga é um grande vilão no consumo de água. Sozinho o vaso sanitário pode ser responsável por 50% do que se gasta em uma residência. Nunca jogue cigarros, absorventes ou papéis no vaso, porque haverá maior consumo de água para mandar esse lixo embora.·        Deixar a mangueira aberta enquanto lava o carro, nem pensar! Se você fizer isso vai gastar 360 litros. Não lave o carro. Se for imprescindível, use apenas a água de um balde pequeno.·        Lavar a louça da família também exige mudança de hábito. Se continuar lavando com a torneira aberta o tempo todo, serão gastos 112 litros por pessoa. Mude o hábito. Feche a cuba da pia, encha de água. Ensaboe toda a louça e enxágüe com água limpa. Se fizer assim, você vai consumir menos de 10 litros para lavar a louça.·        Procure usar a capacidade máxima da máquina de lavar roupas. Não lave roupas todos os dias. Espere acumular. Você vai economizar água e energia.·        A água que fez o último enxágüe das roupas, no tanque ou na máquina pode perfeitamente ser usada para ensaboar tapetes, tênis e cobertores. Também serve para molhar plantas, lavar carro, pisos e calçadas.·        Os vazamentos são grandes vilões. É fundamental observar se a válvula de descarga está funcionando perfeitamente, se não há manchas de umidade nas paredes e calçadas e também se todas as torneiras estão vedando adequadamente. Uma torneira que fica gotejando durante um mês representa um desperdício de 2 metros cúbicos, o suficiente para atender as necessidades de uma pessoa por 14 dias.·        A sua criatividade vai lhe ensinar como fazer economia de água, usando-a sem desperdício.


BOX 2 – Vazamento em torneiras:
 ·        Gotejando simplesmente consome 60 litros por dia ou 2m³ por mês ·        Vazando filete de 1mm consome 2.000 litros por dia ou 60 m³ por mês ·        Vazando filete de 2mm consome 4.500 litros por dia ou 130 m³ por mês ·        Vazando filete de 6mm consome 16.500 litros por dia ou 530 m³ por mês