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ALIMENTAÇÃO PARA TODA A GRAVIDEZ PDF Print E-mail

   
*      A Alimentação já deve ser controlada a partir do primeiro mês de gravidez. A alimentação adequada pode garantir saúde e disposição para enfrentar a gravidez, além de contribuir para a boa formação do bebê.

*      Alimentar-se adequadamente também reduz o desconforto digestivo, náuseas, vômitos, evitando a perda de peso. Para evitar esses problemas, o ideal é seguir uma dieta balanceada, já que no período de gravidez aumenta a necessidade de calorias, proteínas, vitamina B6 e B12, ácido fólico, cálcio, zinco, ferro e flúor.

*      Prefira alimentos leves com menor quantidade de gorduras e frituras.

*      Diminua o intervalo entre as refeições: alimente-se em menor quantidade a cada três horas em horários regulares. Coma devagar, mastigue bem os alimentos.

*      Consuma bastante líquido ao longo do dia, entretanto, deve-se evitar o consumo de líquidos durante as refeições que tiverem maior volume de alimentos.

*      MAS VALE LEMBRAR: NEM UM LÍQUIDO SUBSTITUI A PUREZA DA ÁGUA!!! Devemos ingerir pelo menos = 30ml X [cada quilo de peso(kg)], EX.: Um homem adulto de 70kg deve ingerir 2.100ml/água por dia.

*      Consuma derivados do leite. Na maioria das vezes o leite é mais bem tolerado em forma de flans ou mingaus mais espessos.

*      Coma maçã, pêra, batata, alimentos ricos em vitaminas A e C, sais minerais (potássio) e fibras. As fibras ajudam a normalizar o funcionamento do intestino, frequentemente prejudicado durante a gestação.

*      Lave bem os alimentos, se necessário deixe-os em solução que tenha uma colher (sopa) de vinagre para cada litro de água pura.

*      Reduza o consumo de sal na preparação dos alimentos e evitando enlatados, salame, azeitonas e queijos parmesãos. Sal em exagero aumenta a retenção de líquidos no organismo provocando inchaços e pressão alta.

*      Consuma folhas cruas em forma de saladas temperadas com limão.

*      Consuma pelo menos uma vez ao dia grãos de feijão, lentilha, grão de bico ou ervilhas.

*      Aumente a ingestão de fibras através do uso de cascas, bagaços, sementes de frutas e verduras cruas.

*      Evite o consumo de bebidas alcoólicas, pois afetam o desenvolvimento do feto.

*      Evite o excesso de alimentos que são predisponentes à formação de gases, como grãos, repolho, couve-flor e refrigerantes.

*      Não sente ou deite após as refeições.

*     Evite adoçantes sintéticos no primeiro trimestre da gravidez.  

Dra. Kassyanna Giselle Hamester - Nutricionista

CRN 3104/PR