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VOCÊ TEM COLESTEROL ALTO? PDF Print E-mail
                  As dislipidemias são caracterizadas por níveis elevados de triglicerídios e/ou colesterol no sangue. Representam uma das maiores causas de ataques cardíacos e derrames cerebrais. A alimentação rica em gordura de origem animal é uma das causas do elevado nível de colesterol no sangue. Assim sendo, um dos fatores mais importantes no tratamento e prevenção das dislipidemias é o cuidado com a dieta.  

              Cuidados Básicos: 

  1. Faça pelo menos 4 refeições ao dia, mas o ideal são 6 refeições por dia, não ficando muito tempo sem se alimentar, ou seja, pelo menos a cada 3 ou 4 horas.
  2. Mastigue bem os alimentos, coma devagar para facilitar a digestão e estimular sua saciação.
  3. Evite alto consumo de alimentos ricos em gorduras animal, substituindo-os por outros mais saudáveis, com menor teor de gordura e preferencialmente de origem vegetal.
  4. Prefira óleo vegetal: soja, milho, girassol, canola em pequenas quantidades, para preparar suas refeições. 
  5. Não coma mais que 3 ovos por semana sempre que possível pode-se substituir as carne por outro alimento rico em proteínas ex.: soja.
  6. Enriqueça sua dieta com produtos que contêm boa quantidade de fibras como: cereais integrais, verduras cruas, legumes, feijão e frutas 
  7. Cozinhe com pouco sal, preferindo temperos como: alho, cebola, salsinha, coentro, gengibre, cebolinha, limão e vinagre. Outra opção é o SAL LIGHT.
  8. Procure manter seu peso dentro da faixa ideal, para diminuir o risco de ter problemas cardiovasculares.
  9. Faça atividade física regular pelo menos 30 minutos por dia. 

Dra Kassyanna Giselle Hamester

Nutricionista – CRN 3104/PR