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Aprenda a decifrar alguns mitos sobre alimentação PDF Print E-mail

FONTE: - www.idec.org.br


Beber durante as refeições engorda? A margarina é menos calórica do que a manteiga? A carne vermelha é mais nutritiva que a branca? Segundo a revista portuguesa Teste Saúde, muitas dessas idéias são ditas como verdadeiras, mas não têm qualquer fundamento científico. A seguir, você verá afirmações que são falsas, mas que muita gente considera sérias. Então, saiba por que a frase é incorreta.

Beber durante as refeições engorda - A água não engorda, mas, se bebida em excesso durante as refeições, pode dilatar o estômago. Conseqüência: a fome poderá aumentar nas próximas refeições. Muitos acreditam que a bebida ingerida junto com o alimento ajuda a esvaziar o estômago mais rapidamente, levando as pessoas a comer mais, o que não é verdade. Os líquidos ingeridos durante as refeições diluem os sucos gástricos. Por isso, se beber muito, a digestão será mais longa. Portanto, é preferível beber pouco quando se come, e beber mais entre as refeições.

A carne é um alimento completo - A carne praticamente não contém carboidratos e é pobre em vitaminas e minerais. O seu valor nutritivo é dado pela riqueza de proteínas.

O leite não é um alimento bom para os adultos - Muitos adultos têm dificuldade para digerir o leite, o que contribui para aumentar o mito de que esse alimento só deve fazer parte da alimentação das crianças. A dificuldade na digestão pode ser conseqüência da falta da enzima lactase, indispensável para a digestão do leite. As pessoas que perderam o hábito de consumi-lo também podem deixar de produzir essa enzima. Mas, se elas quiserem readquirir o hábito, basta voltar a beber leite em poucas quantidades, pois, dessa forma, estarão reeducando o organismo para voltar a produzir a lactase.

A carne vermelha é mais nutritiva do que a branca - A cor não tem qualquer relação com o valor nutricional. A carne vermelha simplesmente contém mais hemoglobina - substância responsável pela cor do sangue. Por exemplo, o frango, que é carne branca, tem maior quantidade de proteínas do que a carne de vaca ou cabrito, que são vermelhas.

O peixe gorduroso é tão desaconselhável quanto as carnes gordas- Os peixes gordurosos - como a sardinha e o atum - até são recomendáveis. Além de terem menos gordura do que as carnes gordas (estas têm, em média, entre 20% e 30% de gordura, enquanto o peixe tem entre 8% e 15%), eles ainda contêm certos ácidos graxos, que protegem o organismo contra a arterioesclerose. Outro detalhe: os peixes gordos são mais ricos em vitaminas A e D do que as carnes gordurosas.

A margarina é menos calórica do que a manteiga- A margarina contém exatamente as mesmas gorduras que a manteiga, mais de 80%, ou seja, cerca de 750 kcal por 100 g . O que elas não têm, comparadas à manteiga, é colesterol. Menos gordura, só nos cremes vegetais e nas halvarinas, que muitas vezes são confundidos com margarinas.

Os ovos são difíceis de ser digeridos pelo organismo- Dois ovos cozidos são digeridos em cerca de três horas, ou seja, o mesmo tempo gasto para digerir um bife grelhado. A clara poderá ser mais bem digerida se estiver cozida; a gema, se estiver crua. Porém, não é aconselhável comer o ovo cru, pois pode ter muitas bactérias.

Há óleos mais gordurosos do que outros- Óleos como os de milho, soja, amendoim, girassol, não são mais leves do que o azeite. Todos são igualmente gordurosos e engordam. A diferença está em que, conforme a matéria-prima, o óleo pode ter mais gorduras saturadas do que insaturadas, o que favorece o acúmulo de colesterol nas artérias.

As batatas engordam mais do que o arroz ou as massas- Enquanto 100 g de batata cozida têm cerca de 85,3 kcal, a mesma quantidade de arroz tem aproximadamente 167 kcal e de espaguete, 146,6 kcal. Na verdade, a má fama da batata vem da forma como é preparada. Cozida é pouco calórica mas, se for frita, suas calorias podem chegar a 271 kcal.

Os ovos castanhos são melhores do que os brancos. E a gema deve ser bem amarela- Nenhuma dessas características é indicadora da qualidade de um ovo. A cor da casca depende da raça da galinha e a cor da gema, da sua alimentação.

Faz mal beber água com gás com freqüência- É preferível beber água natural, mas a gaseificada não faz mal. Os médicos só a desaconselham às pessoas que sofrem de flatulência (gases).

Pode-se comer frutas à vontade- Embora seja bom comer frutas todos os dias, não convém abusar, pois a maioria é rica em açúcar - não a sacarose, o açúcar comum, mas a frutose. Assim, o ideal é comer de três a quatro frutas.

As bolachas de água e sal, do tipo Cream Cracker, engordam menos do que o pão- Essas bolachas são mais calóricas do que o pão.
De fato, enquanto 100 g de pão francês têm 269 kcal, a mesma quantidade de bolachas tem cerca de 450 kcal.

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"Não é tão difícil assim manter o peso! É só seguir algumas regrinhas básicas!!!! E não exagerar! E fazer alguns exercícios paralelos....Como andar, por exemplo! É ótimo andar!!!