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EXISTEM DIFERENÇAS ENTRE O POPULAR E CONHECIDO ARROZ BRANCO PARA O ARROZ PARBOILIZADO??? PDF Print E-mail

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DIFERENÇAS NUTRICIONAIS

SÃO ELAS:

 
            O arroz parboilizado é um arroz mais rico em vitaminas e sais minerais, porque sofre um processo de pré-cozimento, mantendo as propriedades nutritivas do arroz. É ideal para ser preparado junto com outros alimentos, do estilo que desejar.
            PARBOILIZAÇÃO é o processo de pré-cozimento do grão, chamado de tratamento hidrotérmico. No arroz, em estado natural, as vitaminas e sais minerais estão localizados na película e no germe do grão. Com o pré-cozimento do processo de parboilização, estes elementos concentram-se no interior do grão. Os nutrientes são mantidos e preservados, até as etapas finais de industrialização.
            A origem do termo e derivada da expressão em inglês (parboiled), ou seja, (partial) (parcial) + (boiled) (cozido) - e cozimento parcial pelo qual o arroz e submetido antes do descascamento e polimento (ver o processo de parboilização).
            O processo de parboilização não utiliza agentes químicos, realizando-se somente através da ação da água e do calor.
 

            ESTE PROCESSO POSSUI TRÊS ETAPAS:

 
a) ENCHARCAMENTO - O arroz em casca e colocado em tanques com água quente por algumas horas. As vitaminas e sais minerais penetram no grão à medida que este absorve a água.
b) GELATINIZACAO DO AMIDO - O arroz úmido é submetido a uma temperatura mais elevada, em vapor sob pressão, sofrendo uma alteração na estrutura do amido, de cristalino a amorfo. O grão fica mais compacto e os nutrientes são fixados em seu interior.
c) SECAGEM           - O arroz é secado para passar posteriormente pelos processos de descascamento, polimento e seleção.

VANTAGENS DO ARROZ PARBOILIZADO

 
O arroz parboilizado possui diversas vantagens:
a) Fica sempre soltinho quando cozido;
b) Rende mais na panela;
c) Requer menos óleo no cozimento;
d) Mantém suas propriedades nutritivas, podendo ser reaquecido diversas vezes;
e) Conserva-se por mais tempo.
            O arroz parboilizado não precisa ser lavado, nem levar óleo para o cozimento, devido ao processo de parboilizacao. Se caso o arroz empapar, e só verificar a quantidade de água utilizada e o tempo de cozimento. Uma dica: utilize a panela semi-tampada para não conservar o vapor e deixar o grão soltinho.
            Às vezes, o arroz de uma safra nova pode requerer maior quantidade de água. As principais diferenças entre o arroz branco (comum) e o arroz parboilizado são que no primeiro, a casca, a película e o germe são eliminados no descascamento e polimento, sobrando apenas o endosperma (amido). Possui coloração esbranquiçada.
            O arroz parboilizado, antes do descascamento e polimento, e submetido a um Tratamento Hidrotérmico (pré-cozimento) denominado parboilização, mantendo as propriedades nutritivas do grão (amido, vitaminas e sais minerais). Possui uma coloração amarelada.

                                      Curiosidades

 
J  O arroz parboilizado não foge a regra da competitividade. Ele já tem apelos intrínsecos capazes de diferenciá-lo dos demais cereais!
J  Pelo equilíbrio de seus aminoácidos, a proteína do arroz é a mais nobre entre os cereais.
J  Pela complexidade de seus carboidratos, a liberação de  glicose no organismo é a mais equilibrada. É a fonte de carboidratos a ser indicada nos regimes de emagrecimento.
J  Na parboilização, a gelatinização potencializa este  equilíbrio glicêmico.
J  Possui o apelo dos antioxidantes, com a presença ímpar do gama-orizanol.
J  Reúne propriedades funcionais que o apontam como alimento nutracêutico.
J  Enfim, o arroz e seus produtos derivados - e o parboilizado, em particular - necessitam apenas ter a oportunidade de serem mostrados ao consumidor.
 
 
Outras informações disponíveis também em: http://www.abiap.com.br