Menu Content/Inhalt
Início arrow Você Sabia? arrow Por que tossimos?
Por que tossimos? PDF Print E-mail
 

Para eliminar substâncias estranhas das vias respiratórias e do pulmão. A tosse é uma expulsão ruidosa de ar pela boca, causada por uma contração súbita do diafragma. Ela defende a respiração da agressão de micróbios, infecções gripais, poluição, poeira e fumaça, entre outros agentes, e pode servir para eliminar o excesso de secreção nas vias respiratórias. Mas também há sensores que disparam a tosse de outras partes do corpo, insuspeitadas, como os seios da face (as cavidades do osso do rosto), o esôfago, o estômago e até o coração. Tosse passageira não indica problema. Mas, se persistir, é possível que seja sintoma de algo grave. "Em fumantes, a tosse crônica persistente pode ser sinal de câncer no pulmão", afirma o pneumologista Hélio Romaldine, da Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

 

Jato de limpeza

Expulsão de corpos estranhos é a razão de ser da tosse.

1- O sistema respiratório detecta a presença de corpos estranhos nas vias que levam o ar para os pulmões - partículas de poeira ou catarro, por exemplo.

2- A reação imediata do organismo a esses intrusos é uma forte contração do diafragma (plexo solar), resultando em uma súbita expulsão do ar dos pulmões. 


Fonte: Superinteressante/Abril